Uma gestão de cadastros eficiente beneficia a empresa de diversas maneiras. Com essa prática, além integrar a equipe e otimizar as operações, é possível obter um impacto positivo na lucratividade do negócio.
Isso porque, com uma base de cadastros sólida e atualizada, as informações obtidas geram valor para a companhia, agilizando o atendimento ao cliente, aumentando as vendas e facilitando a rotina da sua equipe.
Com o avanço da tecnologia, a experiência do usuário e os modos de consumo também sofreram mudanças.
Atualmente, os consumidores esperam um atendimento muito mais personalizado das empresas. É o que diz uma pesquisa da Zendesk, onde 57% dos clientes afirmaram que consideram o atendimento um item essencial para se tornarem fiéis a uma marca.
Para atender essa expectativa, as empresas precisam reunir o máximo possível de informações sobre seus clientes.
Nesse sentido, a gestão de cadastros se mostra como uma ferramenta essencial no backoffice, pois além de captar informações relevantes, também auxilia na formação dos perfis comportamentais dos consumidores.
E tudo isso de forma prática e ágil. Assim, em vez da equipe perder horas cruzando e analisando os dados, ela consegue aumentar a sua produtividade e por consequência efetuar mais vendas.
Desse modo, há um entendimento maior sobre seu público-alvo, o que permite uma melhor tomada de decisão, elaboração de estratégias mais assertivas e melhora no relacionamento com o cliente em todo o ciclo: da prospecção até o pós-venda.
Então, em resumo, uma gestão de cadastros eficiente permite à empresa:
Identificar o perfil comportamental e as preferências de seus consumidores;
Obter feedbacks sobre seus produtos e serviços, de modo que problemas sejam identificados e melhorias sejam implementadas;
Aprimorar o direcionamento das campanhas de vendas para atingir o público certo;
Fidelizar clientes;
Proporcionar atendimentos mais personalizados;
Reativar clientes antigos ou inativos;
Ter uma visão mais ampla do corpo da empresa, incluindo as despesas relacionadas a parceiros e colaboradores;
Identificar oportunidades que possam ser repassadas às empresas aliadas e talentos que possam ser melhor aproveitados.
Agora que você entendeu como uma gestão de cadastros otimiza o backoffice da sua empresa e auxilia na obtenção de resultados, é preciso saber como tornar o gerenciamento eficiente.
Não sabe como tornar a sua gestão de cadastros eficiente de modo que o backoffice torne-se mais produtivo e suas vendas sejam impulsionadas? Siga os seguintes passos:
Ao armazenar as informações em diferentes lugares, sua equipe pode perder um tempo precioso buscando esses dados. Essa demora pode interferir na qualidade do atendimento ao cliente.
Por isso, o primeiro passo para tornar a gestão de cadastros eficiente é centralizar tudo em um único lugar.
E quando falamos em tudo, não estamos nos referindo apenas às informações básicas. É preciso que as fichas cadastrais contenham históricos de compra, de conversas, feedbacks, compras em andamento, modos de pagamento mais utilizados, dentre outros dados relevantes.
Todas essas informações possibilitam a elaboração de estratégias mais eficazes e assertivas, que contribuirão significativamente para o crescimento do negócio.
Em relação aos parceiros, com uma ficha cadastral completa, é possível visualizar com mais clareza como os serviços oferecidos por eles podem se encaixar nas suas estratégias e atender de forma complementar os seus clientes.
Além disso, uma gestão de cadastros eficiente contribui também para o aumento de produtividade nos setores de RH e Financeiro, já que facilita a consulta de informações referente aos colaboradores.
De nada adianta centralizar e criar uma base sólida de dados e não os manter atualizados.
Isso porque as informações podem sofrer alterações ao longo do tempo. Sendo assim, sem atualização frequente, você corre o risco de não conseguir o contato com aquele cliente ou fornecedor, atrapalhando a elaboração do orçamento pelo financeiro, por exemplo. Essa é só uma das situações que você pode se deparar, se não tiver os dados atualizados.
Portanto, é imprescindível que a equipe seja orientada a confirmar os dados periodicamente em interações ou solicitar a atualização cadastral.
Para que a gestão de cadastros funcione de forma eficiente é primordial que exista algum tipo de padronização ao inserir as informações.
Desse modo, não só a busca é facilitada, como também a organização, o que impacta diretamente no tempo do atendimento e no custo da operação.
A classificação dos dados obtidos auxilia na criação de filtros de vendas, na qualidade da personalização do atendimento e na elaboração de estratégias de marketing mais assertivas.
Portanto, classifique seus clientes, fornecedores e colaboradores por setor, região, etapa da jornada de compra, dentre outras categorias.
O mapeamento da situação de cadastro é muito importante para identificar e resgatar clientes pré-inativos e inativos.
Dessa forma, é possível elaborar estratégias para tentar fazer com que eles voltem a ser ativos. Caso a recuperação não seja bem-sucedida o seu time ainda pode colher feedbacks importantes para orientar as melhorias no relacionamento com o cliente.
A partir da transformação digital, as empresas têm à sua disposição uma infinidade de ferramentas e tecnologias que tem como objetivo automatizar os processos internos.
Sendo assim, ao implementar a automação na gestão de cadastros, a instituição não só assegura a integração no backoffice, como também otimiza o fluxo de trabalho e aumenta a produtividade na equipe.
E falando de inovação, é impossível não mencionar o WCorp.
O WCorp permite um maior monitoramento e validando os dados cadastrais e de compliance. Ou seja, sua empresa consegue realizar a gestão de cadastros de ponta a ponta. E tudo isso de forma simples e rápida, fornecendo muito mais flexibilidade à sua equipe.
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