© 2019 por WaveConcept Software

  • WCorp Software

Obrigações Fiscais

Uma empresa envolve muitas questões, mas uma coisa é certa: para evitar problemas, toda empresa deve estar devidamente regularizada e em dia com suas obrigações. Mas você sabe quais são as obrigações ficais de uma empresa? Se a resposta for não, pegue um papel e uma caneta e anote as dicas que vamos dar para você atender ao SPED.



- Prepare a entrega do SPED em 3 etapas


Capacitação - Antes de qualquer coisa os funcionários devem estar capacitados para garantir a confiabilidade dos dados transmitidos à Receita Federal.


Sistema ERP - O sistema ERP que sua empresa utiliza precisa estar preparado para a geração dos arquivos do SPED. Estar com todos os parâmetros configurados é primordial para garantir a geração segura das informações. Não se esqueça de corrigir as inconsistências no sistema com cadastro de clientes, fornecedores e mercadorias antes de apresentar as informações.


Processo - As obrigações para atender o SPED são complexas, então aproveite este momento para rever procedimentos e normas internas de modo a otimizar o tempo e garantir que as informações sejam consistentes e precisas.


- Conheça a legislação e a classificação das mercadorias


A classificação fiscal tem papel fundamental no ICMS. Por isso, os setores Fiscal, Tributário e Contábil de sua empresa precisam estar alinhados e sempre atentos as frequentes atualizações da legislação. Deste modo será possível identificar os produtos e fazer o enquadramento de forma correta.


- Integre Cadastros e processos


Um bom sistema ERP deve ser capaz de integrar as rotinas de geração de informação para o SPED. Para a NF-e, por exemplo, a transmissão e recepção das informações são feitas totalmente dentro do ERP. O sistema executa todas as etapas do processo. Sem o ERP o usuário deveria fazer manualmente cada etapa de gerar, validar, enviar e recepcionar as informações.


- Compliance das informações


A nota fiscal compõe a maior parte das informações do SPED, por isso é essencial que suas informações estejam corretas. Utilizar um software padronizará os diferentes formatos exigidos e facilitará o processo de validação encontrando informações inconsistentes e gerando alertas ao usuário.


- Valide os Cadastros


Antes de enviar as informações é recomendado submeter os arquivos em uma avaliação detalhada a fim de garantir sua veracidade. Os programadas validadores fazem uma avaliação superficial, então não se esqueça de conferir todos os dados várias vezes.


- Conferência antecipada das informações


A Receita Federal tem acesso às informações dos contribuintes assim que transmitidas. Para completar, os prazos para retificações são curtos. O ERP permite que as empresas se antecipem ao final do período de transmissão, proporcionando a conferência das informações antes do envio. O sistema de gestão também permite a comparação dos dados, ajudando a garantir sua autenticidade e a reduzir riscos de penalidades.


Esse conteúdo foi relevante para você? Compartilhe e ajude mais pessoas a alcançar o conhecimento!


#erp #softwaredegestao #gestaofinanceira #financeiro #obrigacoesfiscais

6 visualizações