© 2019 por WaveConcept Software

  • WCorp Software

Custos Fixos X Custos Variáveis

Toda empresa possui despesas, sejam elas recorrentes ou não. Saber como identificar seus gastos e categorizá-los te permitirá possuir maior controle das finanças e administrá-las.


Para isso, hoje vamos ajudar você a entender melhor sobre seu custo fixo e variável. Então vamos lá!



Custo Fixo


São os gastos que permanecem constantes ao longo do tempo, como aluguel, contas de água, luz (caso sua produção não esteja relacionada com estes fatores), internet, salário de funcionários e etc.





Custo Variável


Ao contrário do custo fixo, o variável é aquele que acompanha o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. Ele pode mudar de acordo com o volume de vendas, sazonalidade ou prestação de serviços.


Agora que você já entendeu a diferença entre o custo fixo e variável, é preciso saber o por que diferenciar estes dois custos.


Um dos principais motivos para esta separação é de auxiliar na precificação do seu produto. Saber exatamente quais são seus custos em cada etapa do seu processo fará com que a conta do preço final seja muito mais precisa, evitando prejuízo.


Além disso, distinguir os custos é a melhor forma de manter seus gastos controlados, verificando como está seu fluxo de caixa e entendendo para onde seu dinheiro está indo. E também te auxiliará em futuras tomadas de decisões e possíveis investimentos para sua empresa.


Esse conteúdo foi relevante para você? Compartilhe e ajude mais pessoas a alcançar o conhecimento!

#wcorpsoftware #sistemadegestao #erp #softwaredegestao #comercio #atacado #varejo #loja #notafiscal #pdv #cte #mdfe #sped #blocoK #sat


7 visualizações